Oi gente, tudo bem?
Semana passada saíram várias noticias falando sobre o tal EAD de MedVet. Muitos profissionais da área se posicionaram contra e exigiram uma posição do CRMV, que se manifestou pedindo explicações ao MEC. Os CRMV's do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se posicionaram totalmente contra ao curso (se outros regionais se manifestaram também, desconheço).
O curso ministrado pela FacVest, de Santa Catarina, foi autorizado pelo MEC, na modalidade semi-presencial.
Aposto que muitos se perguntam qual o absurdo disso. Eu explico: é um curso de medicina, que envolve cuidar de vidas, inclui disciplinas cirúrgicas, semiologia, estágios... Como fazer isso à distância? Vi em muitos lugares pessoas dizendo "mas são só animais, não se pode comparar à medicina humana". De fato, não se pode comparar. Mas, além de todo o apego e carinho que os tutores sentem pelos seus animais, principalmente no caso dos de companhia, há muito e muito dinheiro envolvido na criação e manutenção, principalmente nesse caso, nos de grande porte, como bovinos, ovinos, equinos. Sem contar ainda, os animais de competição e exposição. que chegam a valer milhões de reais. Além disso, os médicos veterinários são responsáveis também por controlar e prevenir doenças humanas, que envolvem em seu ciclo os animais, e no cuidado e manejo de alimentos de origem animal que chega às nossas mesas. Agora, pensem, se não pelo amor por eles, pelo dinheiro,ou pela sua saúde, você arriscaria colocar os cuidados de saúde e vida de "algo" assim nas mãos de um profissional que nunca chegou perto de um? Colocar seu animal para ser operado por um profissional que NUNCA operou? O quanto você confiaria num bom resultado?
Além disso, tem uma questão muito importante que é a da valorização do médico veterinário. Não é novidade ou surpresa pra alguém, que esses profissionais são extremamente requisitados mas muito mal valorizados. E serão ainda mais caso seja possível a formação de pessoas na área sem qualquer preparação e experiência para lidar com os animais.
A posição firme dos CRMV's aqui do sul foi bastante satisfatória nesse sentido, se pensarmos que uma das funções principais (se não, a principal) de um conselho é a proteção de sua classe. Ainda que, financeiramente, para os conselhos seja bom, afinal, seriam mais profissionais pagando as anuidades. Mas acima disso, vi os Conselhos se posicionando a favor dos profissionais qualificados e que buscam cada vez mais um aprimoramento e qualidade nos serviços. Arrisco a dizer que foi um orgulho ler os comunicados dos três conselhos sulistas.
O final dessa história ninguém sabe ainda. O que se sabe é que a FacVest cancelou o curso à distância diante da repercussão negativa que teve a notícia. Agora é esperar para ver o pronunciamento do MEC e o desfecho.
Para ler os comunicados dos CRMV's: Federal; Paraná; Santa Catarina; Rio Grande do Sul.
Tah.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Deixe a sua opinião sobre o post, vou adorar saber!
Obrigada